segunda-feira, 28 de junho de 2010

Depressão Pós-Parto...


A depressão pós-parto caracterizada por irritabilidade, choro frequente, sentimentos de desamparo e desesperança,falta de energia e motivação, desinteresse sexual, transtornos alimentares e do sono, a sensação de ser incapaz de lidar com novas situações, bem como queixas psicossomáticas (Klaus, Kennel & Klaus, 2000);Flynn, 2005) despertou o interesse de Investigadores do Instituto Max Planck de Ciências Humanas Cognitivas e Cerebrais, de Leipzig, na Alemanha na medida em que se desconhecia a causa desta.
Segundo o site Ciência Hoje estes investigadores acreditam ter encontrado a causa:
De acordo cm o estudo publicado na revista "Archives of General Psychiatry", este tipo de depressão acontece devido a uma descida brusca dos níveis de estrógenio logo após o parto, ao mesmo tempo que se dá um aumento da enzima monoamina oxidase A (MAO-A) no cérebro, que bloqueia as substâncias químicas responsáveis pelo bem-estar.
Esta enzima reduz a acção dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, que, além de serem responsáveis por transmitir os sinais entre as células nervosas, também influenciam o humor. Quando o funcionamento destes neurotransmissores é afectado, a mulher inicialmente sente-se abatida e após algum tempo corre o risco de ficar deprimida.

(http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43664&op=all#cont)

Resta-nos agora esperar para ver o impacto real desta investigação, com a criação de fármacos e o seu sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário