sábado, 31 de julho de 2010

"Não deixes nada por dizer, não deixes nada por fazer" Parte II


Já que falámos em não deixar nada por dizer....agora está dito!!!

"Não deixes nada por dizer, não deixes nada por fazer"

Eu cá acredito que é quase impossível deixarmos esta vida sem deixar alguma coisa por fazer e alguma coisa por dizer, mas a verdade é que a piada está ao percorrermos este caminho com esse objectivo!!


(Dói-me os pés...faltam 2 semanitas para acabar...)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pés inchaddoooosssss.....



Mas que me vão levar até ali...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

...


adj giro, gira ['ʒiru, 'ʒirɐ] bonito, interessante...
(http://pt.thefreedictionary.com/giro)

adj bom: agradável, de boa qualidade...
(http://pt.thefreedictionary.com/bom)

Caminhada pelo dia de hoje...

Antes de tudo dói-me os pés...sou capaz de sentir uma bolha a aumentar e tudo... Agora o meu ponto alto do dia...tenho hábito de ir tomar cafezito de manhã sempre ao mesmo sítio assim como pegar no jornal para ver os anúncios de emprego, quase sempre tenho que pedir a parte dos classificados ao mesmo senhor, pois bem hoje não pedi e o senhor educadamente quando acabou de ler o jornal veio-me entregar e lá disse ah e tal está aqui o jornalzinho para a menina ver os anúncios e lá me perguntou que emprego é que eu queria tendo ficado chocado quando lhe disse que era Enfermeira e ainda não tinha arranjado emprego...
Pois bem, então o senhor lá disse ah e tal amanhã traz-me o teu curriculum que eu tenho por aí umas amizades e pode ser que ah e tal...
Epah se o homenzinho me arranjar emprego passo a acreditar no destino ou no que quer que isso queira dizer...
Ahhhh...vou expulsar as borboletas...

domingo, 25 de julho de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

quinta-feira, 22 de julho de 2010

E o jogo lá virou...

Sempre disse que a vida me fazia lembrar um jogo de cartas...epah quando o jogo ta a correr mal nada a fazer e é normal perder umas quantas partidas seguidas e aí só desejámos que o jogo vire rápido e seja a nossa vez de ganhar e ganhar...
Pois bem acho que nos últimos dois dias o jogo finalmente virou e as coisas lá começam a correr bem, ora vejámos, arranjei um trabalhinho para duas semanas (uma nova experiência, agora como empregada de uma loja de roupa), há a possibilidade de dar um saltinho á Eslovaquia, copofonia com os amigos e sem reacções adversas... Agora agora assim para ficar perfeito perfeito era só mesmo arranjar trabalhinho como Enfermeira...E esse dia vai chegar...

terça-feira, 20 de julho de 2010

E esta hemm??!!!

A agulha da seringa dói, há adultos que só de olhar para a agulha sentem-se mal, ás crianças é incutido o medo da picada da agulha como quem diz ah e tal se te portas mal ou não comes tens que levar uma pica e uma pica é coisa má... Pois bem, certos cientistas debruçaram-se sobre todos estes factos e tttcchhhaaarrraaammm surgiu o adesivo para substituir as seringas nas vacinas, ora vejamos:

O pavor às seringas pode estar perto de acabar. Um grupo de cientistas concebeu um adesivo que cumpre a função de uma seringa, evitando-se, assim, as agulhas.

Esta forma inovadora de vacinação, desenvolvida no Instituto de Tecnologia da Georgia, em Altanta, nos EUA, não provoca dor nem precisa de médicos especialistas que auxiliem os doentes. O utente poderá auto-vacinar-se.

Para além da utilização prática, o adesivo permite que os hospitais e centros de saúde cortem nas despesas em equipamentos de armazenamento.

Mark Prausnitz, que liderou a equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia da Georgia, conta que o adesivo é composto por agulhas microscópicas feitas de plástico biodegradável que, depois de ser utilizado, não deixa marcas na pele.

Apesar da descoberta, os adesivos podem vir a enfrentar vários anos de ensaios clínicos. Para já, foram apenas testados em animais, mas esperam-se voluntários para que o adesivo se cole a pele humana.

(in:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1621654)

Tudo muito bem, mas agora fiquei uma dúvida...não percebi a parte de não precisar de Médicos Especialistas para auxiliar os doentes...dantes precisavam?????

"Diz-me o porquê dessa canção tao triste me fazer sentir tão bem..."

Estados em que as coisas por aqui se encontram...





segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Troca de sono é risco de Cancro"...


...o que quer dizer que os Enfermeiros, como profissionais que trabalham por turnos incluindo o turno nocturno, apresentam um risco acrescido de desenvolver cancro do que as pessoas que não trabalham no horário nocturno, ora vejámos:

O alerta parte da Sociedade Americana do Cancro e é explicado ao CM por Jorge Espírito Santo, presidente do Colégio da Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos. "O trabalho nocturno desregula os ritmos biológicos de resposta endócrina e diminui a imunidade do indivíduo. Quando alteramos os períodos de vigília pomos em causa um sistema de regulação complexo."

O oncologista sublinha existirem "suspeitas de uma relação entre o trabalho nocturno e o cancro, e este alerta vem agora reforçar ainda mais essas suspeitas, que só podem ser confirmadas com estudos epidemiológicos, sendo precisos vários anos até se chegar a provas conclusivas."

Além do trabalho nocturno, a sociedade científica americana identificou 19 substâncias químicas como potenciais causas de cancro, incluindo o formaldeído, comum em produtos tão diversos como materiais de construção, tintas, têxteis, madeira, guardanapos ou plasmas de televisão.


E é assim, mais um risco inerente á nossa profissão...

(Notícia consultada em:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/troca-de-sono-e-risco-de-cancro?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter)

domingo, 18 de julho de 2010

Ou então...


...deixar de fazer da vida um muro das lamentações...é desta vez demorou 2 dias e meio a assentar os pés no chão, andámos a regredir andámos...

(Foto retirada de:http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://lh5.ggpht.com/_p5zFrEIZX58/Ss-QDrIjxJI/AAAAAAAAA0Q/bol_SRclg5Q/s800/DSC02066_2-1%2520edit%2520size.jpg&imgrefurl=http://shikinroza.blogspot.com/2009_10_01_archive.html&usg=__ETTdjWexnnO90uxCGtH41ESskZQ=&h=453&w=604&sz=132&hl=pt-PT&start=13&sig2=CfJ8DeDTGM7NfOCm2mHuHQ&um=1&itbs=1&tbnid=PGXSzGWbjpUEpM:&tbnh=101&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dlife%2Bmust%2Bgo%2Bon%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26rlz%3D1R2GGLL_en%26tbs%3Disch:1&ei=GT9DTOnmJ8qH4QaPoPWeDw)

Preciso respirar...

Detesto quando me roubam uma música...

...e ela deixa de ser só minha e passa a ser de um momento...

sábado, 17 de julho de 2010

Uma semana ali e eu fico como nova...


...só com energias positivas, só a pensar em coisas boas, sem estas coisas que me estão a atormentar...e Sozinha!!!!!!!!!

Porque eu também tenho um sonho...

Porque há alturas em que tudo mas tudo corre mal...ora vejamos, depois duma noite péssima, um dia ainda pior ía eu dedicar-me á caça do anúncio de emprego para Enfermagem e até que dou com os meus olhinhos a olharem para um anúncio de recrutamento para o The National Hospital for Neurology and Neurosurgery...cá dentro de mim eu até pulos dei, é que trabalhar num dos melhores Hospitais de Neurocirurgia do mundo era mais que um sonho tornado realidade, e eu nem pedia tanto, aquilo era o topo dos topos...sigo com os olhinhos para baixo e leio "...com experiência profissional..." e meto as mãos á cabeça...
30 minutos depois que é o tempo em que demoro a pôr os pés no chão e a conseguir pensar com um raciocínio lógico...fez-se plimm...mandar o curriculum para lá não???

Achado do dia...

terça-feira, 13 de julho de 2010

...

Quando pensámos que é impossível piorar...

“É essencial termos a noção da enorme carência de licenciados que temos em Portugal. Em vez de termos dois milhões, como outros países desenvolvidos, temos um milhão” (mARIANO gAGO)...nem sei como traduzir o que senti ao ouvir estas palavras...epah pois o problema é mesmo a carência de licenciados, qual taxa alta de desemprego entre recém-licenciados, quais poucas ofertas de emprego...o problema está na carência de licenciados...então imaginemos nós, se agora quando vamos a uma superfície comercial uma grande parte do empregados são licenciados imaginem então quando formos dois milhões, todos os empregados que estão na caixa serão licenciados...mas continuo a dizer que há carência de Licenciados...Licenciatura para todos...trabalho para poucos!!!!

Relativamente ás Declarações do Marinho Pinto, epah nunca fui com a cara do senhor nem sei bem porquê mas que ele teve um comportamento de lhe seguir os passos (se é que me entendem) teve "...mas a sociedade está encharcada de licenciados em Direito...", "Não faz sentido formar licenciados em Direito que depois vão trabalhar para caixas de supermercado ou "call centers"..."...E aqui vem a melhor parte...
"Que conselho dá a quem esteja a pensar em concorrer a uma vaga?
Que mude de curso porque vai meter-se em sarilhos. E que não acredite nas histórias que as universidades contam, nas promessas de saídas profissionais. Dos licenciados que estão no desemprego, um quarto tem um curso de Direito."


Bem e é como se de Enfermagem falasse...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Sustos de Bata Branca"

As batas brancas estão longe de ser garantia de protecção para aqueles que as envergam enquanto cuidam de quem precisa de cuidado. Margarida Sampaio não precisa que a cicatriz que tem no punho a recorde daquela dura madrugada em que um doente a agrediu, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. A enfermeira não precisa de olhar para a marca que sobrou dessa noite, porque é sem esforço que várias vezes se lembra daquilo que passou. Até porque as dores que ainda sente quando faz esforço não a deixam esquecer. A operação a que teve de ser submetida na tentativa de resolver o problema ainda é recente – em Novembro foi ela a doente. Na última década quase duplicaram os acidentes com os profissionais da saúde – os enfermeiros são as maiores vítimas.

"Foi há um ano que apanhei o maior susto em seis anos de enfermagem. Trabalho num serviço de cirurgia geral, cardio-torácica e urologia. Um doente paraplégico estava a tentar tirar os tubos e os cateteres para conseguir libertar-se e sair da cama e eu tentei impedi-lo porque ia afectar o estado de saúde dele. Quis acudi-lo mas ele transferiu a raiva toda que sentia por estar ali preso e puxou-me o braço, torceu-me a mão direita, o punho e os dedos". Margarida entrou em pânico. "Não fugi, não chorei. A minha preocupação foi libertar-me: era eu a puxar o meu braço de um lado e ele do outro, nenhum de nós o largava; foram segundos que pareceram horas". Só o socorro de outros membros da equipa a conseguiu libertar da força "brutal" daquele homem desesperado, deitado na marquesa.

"Continuei a trabalhar nessa noite, depois de tomar um comprimido para as dores e de ligar a mão, a tratar desse e de outros doentes. Depois fui encaminhada para o seguro e estive de baixa um mês a fazer fisioterapia, antes da operação. Diagnosticaram-me uma lesão da fibrocartilagem triangular (que une os tendões do punho) e fiquei com uma incapacidade de 20%. Mas sem dúvida que o que mais me custou foi estar em casa sem poder trabalhar: esse período trouxe-me tristeza e instabilidade emocional". Margarida tem agora 30 anos. "Vi-me assim, limitada, com esta idade, e essa possibilidade foi muito difícil de suportar". Não apresentou, contudo, queixa do doente. "Acima de tudo temos que saber ver para além da situação e tentar justificar as atitudes com a doença, para não nos sentirmos revoltados com a pessoa que nos agrediu".

UM ANO DE TERROR

Mas nem só as agressões ajudam a contar os capítulos mais negros da profissão. O risco de contrair doenças no contacto com os doentes está sempre presente nos cuidados que diariamente têm os profissionais, embora nem sempre se consigam evitar. Bruno Gomes teve um verdadeiro baptismo de fogo no primeiro ano de profissão. O susto que apanhou não foi apenas o maior susto que teve enquanto enfermeiro – foi o maior susto em 27 anos de vida.

"Trabalho na unidade de infecto-contagiosas no Hospital Dona Estefânia. Tínhamos estado a picar uma criança com VIH e estava a correr tudo bem, até porque usamos todas as protecções necessárias e temos muito cuidado. Mas conforme ponho a agulha no contentor para a deitar fora ela faz um trampolim, dá a volta e espeta--se no meu dedo através da luva – agora o sistema tem uma abertura diferente". Naquele momento caiu-lhe o coração.

"Fiquei tão assustado que não tive capacidade de pensar nisso no momento. Accionámos todo o mecanismo para começar a terapêutica anti-retroviral e aí o medo veio em força. O próprio tratamento tinha efeitos secundários: tive pesadelos horríveis, os piores de que me recordo, e uma tremenda falta de concentração que me complicava muito a vida quando estava a fazer noites: parecia que as letras me fugiam do papel. Tive a sorte de ter o apoio da equipa que trabalhava comigo e que muito me ajudou".

Mas a ansiedade do desfecho manteve-se por longo tempo. "Fiz os testes do VIH quatro vezes: o primeiro foi no dia do acidente e o último um ano depois, por causa do período de janela (o vírus nem sempre se manifesta logo). Foi um ano que custou muito a passar, sempre com muito medo dos resultados, o ano mais difícil de todos. Imaginar, aos 25 anos, a possibilidade de ter VIH não era fácil".

Mas o último teste trouxe a melhor notícia de todas: deu negativo. Bruno suspirou de alívio. Estava finalmente livre do fantasma que lhe consumia o peito e a vida. "Acho que as coisas más têm de acontecer por alguma razão e por isso quando soube que não tinha contraído o vírus avancei com o pedido de casamento à minha namorada, a Sofia, com quem já namorava há cinco anos e que sempre esteve do meu lado, a dar-me força". A cerimónia, que celebrou o amor e as boas notícias, veio a acontecer um ano depois do último teste.


PORMENORES

MARÇO
É o mês que regista maior número destes acidentes de trabalho. A segunda-feira é o dia mais atingido.

RECURSOS
Sindicato dos Enfermeiros acusa a falta de recursos como a causa das picadas e não a falta de cuidado.

HOSPITAIS
Os hospitais foram as unidades de saúde que registaram maior número de acidentes de trabalho: 4593.


(Revista Domingo do Correio da Manhã, http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/outros/domingo/sustos-de-bata-branca)

"Enfermeiros Todo o Terreno"

Visitam os doentes em casa e tratam todo o tipo de problemas dos utentes e dos cuidadores.Para os que estão mais isolados, são muito mais do que prestadores de cuidados de saúde
Ontem
Apenas 6800 dos 40 mil enfermeiros portugueses trabalham em centros de saúde. É lá que fazem um dos serviços menos visíveis e mais próximos dos doentes. Histórias de enfermeiros ao domicílio que são psicólogos, assistentes sociais, podólogos, amigos e muito mais.

"Somos um pouco de tudo. Até já servi de electricista para ajudar a ligar uns cabos. A parte de enfermagem é muito importante, sem dúvida, mas a componente humana é que faz a diferença", considera Paulo Cunha, 33 anos, 12 de enfermagem, os últimos quatro nos cuidados de saúde primários. Actualmente colocado na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Villa Longa, Vialonga (Vila Franca de Xira), onde está a ser criada uma Unidade de Cuidados à Comunidade, está afecto à visitação domiciliária.

Num dia normal de trabalho, faz entre 22 e 28 visitas a doentes com os mais diversos problemas. "Cerca de 90% dos nossos utentes têm mais de 65 anos e as complicações associadas à idade: úlceras varicosas, ou seja, feridas devido a má circulação, e pés diabéticos, mas também existem muitos acamados e dependentes."

O grande número de casos que tem para atender é a maior dificuldade com que este enfermeiro se depara: "Gosto de dar toda a minha disponibilidade às pessoas, conversar com elas, saber como vai a vida, porque tudo influencia o estado de saúde, e com este volume de trabalho, é difícil".

De Vila Franca de Xira para Chaves, muda o cenário, rareia a população, multiplicam-se as distâncias. No Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Alto Tâmega e Barroso - que abrange sete centros de saúde de seis concelhos -, os 110 mil utentes dispersam-se por quase 3.000 quilómetros quadrados.

Assistência 365 dias por ano

Não são poucas as vezes que o Enfermeiro João Barbadães Pereira e os seus colegas da Equipa de Cuidados Continuados Integrados do Centro de Saúde n.º 1 de Chaves fazem quase duas horas de viagem para visitar os doentes que seguem, todos os dias do ano, incluindo fins-de-semana e feriados. "Recentemente, acompanhei uma senhora, durante um ano, duas vezes por dia, duas horas de cada vez. Estabelece-se uma relação de grande proximidade. Quando algum dos nossos utentes parte, é como se fosse um familiar", diz João Pereira.

Se no Interior os idosos estão sós devido às migrações, no Litoral, a solidão tem causas diversas, mas resultados idênticos. "Quando o doente está em casa, recupera muito melhor. Tenho utentes que melhoram quando os filhos estão de férias e passam mais tempo com eles. A minha prioridade é reabilitar o mais possível e treinar os cuidadores para que o doente fique em casa", explica António Fernandes, enfermeiro da USF de Santa Clara, Vila do Conde.

"Psicólogos" da família

"No domicílio, criam-se laços afectivos que não se fazem no hospital. Somos o amigo a quem podem recorrer quando têm problemas, não só de saúde, mas de todo o género. Os idosos estão cada vez mais sozinhos e desprotegidos", conta o Enfermeiro Bruno Azevedo, da USF de S. Simão da Junqueira, em Vila do Conde. "Sabem quando vamos e estão à nossa espera para conversar um bocadinho. Somos um pouco psicólogos, tanto dos doentes como das famílias", acrescenta este profissional, que faz as visitas de táxi porque a USF não tem meios para comprar mais uma viatura.

Um dos pontos mais importantes para João Pereira é apoiar as famílias. "É fundamental que os cuidadores sintam que não estão sozinhos. O meu lema é chegar sempre com um sorriso e, ao despedir-me, ver sempre um sorriso na cara de quem fica."
(Jornal de Notícias, http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1615746)

sábado, 10 de julho de 2010

Pesquisa não produtiva...

Apenas vi estes dois novos anúncios...enjoy it!!!

Lisboa (Part-time)
http://www.clickemprego.com/view_job.php?sb_id=36110

Costa da Caparica (clínica)
http://costadecaparica.olx.pt/en/admite-se-enfermeiros-iid-102887697

sexta-feira, 9 de julho de 2010

...

Negative answer!!!

Em jeito de conclusão II...



Don't give up
You're not beaten yet
Don't give up
I know you can make it good
Though I saw it all around
Never thought that I could be affected
Thought that we'd be last to go
It is so strange the way things turn
(...)
Rest your head
You worry too much
It's going to be alright
(...)
Don't give up
You're not the only one
Don't give up
No reason to be ashamed
Don't give up
You know its never been easy
Don't give up
'cause I believe there's a place
There's a place where we belong...

Em jeito de conclusão...

The Interview...


O que posso eu pensar quando a média das entrevistas é 30 minutos e a minha entrevista foi de 15 minutos?????
20 vagas...36 pessoas!!!
Amanhã terei a resposta mas já é um pouco óbvio...

Fecha-se uma janela e abre-se outra...para a semana entrevista mas para a cidade ao lado!!!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

...



A verdade é que é a primeira oportunidade de emprego para a qual me sinto realmente motivada e se não correr bem vou ficar mal...diria mesmo que esta é a minha grande oportunidade...eu já me imagino a viver em Kings Lynn...de tanto ver fotos de lá já me sinto familiarizada...e tem um restaurante portuga...Contudo já tenho um plano B para o caso da situação dar para o torto, entrevista com outra empresa de recrutamento...mas Kings Lynn...ali eu era capaz de ser feliz...

Amanhã vai ser assim...


O primeiro grande dia, como quem diz hoje já passou...foi então a apresentação da empresa de recrutamento, apresentação do hospital, falar um bocadito sobre a entrevista de amanhã e finalizou com um teste de cálculos sobre medicação e perguntas ao nível de diagnósticos e intervenções referentes a um caso.
Até aqui muito bem...teste passado, mas confesso que algumas das perguntas de cálculo da medicação eram ranhosas mas lá se fizeram...Mas a verdade é que o pior ainda está para vir, amanhã entrevista com os representantes do hospital, 30 minutos bem passados ou não...logo pela manhasinha...o nervosismo já ataca e poderia dar a desculpa ah e tal isso é bom porque é o meu organismo já a preparar-se para amanhã mas nada disso, a verdade é que quero muito este emprego, muito mesmo, sinto que tou mesmo preparada para sair daqui e é caso para dizer é agora ou nunca!!!!
Creio que vão ser os 30 minutos mais longos da minha vida....A ver vamos...

terça-feira, 6 de julho de 2010

E já agora...


...este calor mata-me!!!!!!!!!!!!

Counting down...menos de 24 horas!!!

"Sempre acreditei que as profundas transformações, tanto no ser humano como na sociedade, ocorrem em períodos de tempo muito reduzidos. Quando menos esperamos, a vida coloca diante de nós um desafio para testar nossa coragem e nossa vontade de mudança; neste momento, não adianta fingir que nada acontece, ou desculpar-se dizendo que ainda não estamos prontos.
O desafio não espera. A vida não olha para trás. Uma semana é tempo mais que suficiente para sabermos decidir se aceitamos ou não o nosso destino."
(Paulo Coelho)

domingo, 4 de julho de 2010

...

...como quem troca uma tarde na praia por uma tarde enfiada no estudo =(

Para esta semana...

"Semana de evoluções sólidas para os nativos de Balança. Terá de enfrentar os próximos dias com calma", como quem diz ah e tal tens a entrevista para a semana, ou vais com calma ou lixaste!!!!
"Trabalho: Nalguns casos a pressa será a maior inimiga do êxito e perfeição.", como quem diz ah e tal agora que estás mesmo preparada para emigrar e juntando a tua impulsividade dará asneira pela certa!!!

Isto está mesmo positivo...bem vou procurar previsões mais favoráveis de outros tarólogos!!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Let it go...let it flow...

Para a semana entrevista para Inglaterra, mas cá no Porto infelizmente!!
O estudo é que vai pela hora da morte...ou é pelo calor, ou por contratempos ou até pelo mau tempo...a verdade é que ainda nem corre!!!
Previsões para o fim de semana : nem ver a luz do dia e ficar prisioneira do estudo como se não houvesse mais nada nesta vida e depois venha a entrevista...a ver vamos...a ver vamos!!
Preparada para fazer as malas e voar pa Inglaterra??? Now i am!!